Baia dos Golfinhos. Fonte: baiadosgolfinhos.com.br

Adoro escrever sobre as belezas desse lindo lugar que escolhemos para viver, realmente tenho prazer em 'falar' daqui de Floripa e deixar registrado as nossas impressões, seja em fotos ou textos. Hoje, quero falar de um problema que está rondando o litoral daqui de Santa Catarina e que tem deixado muita gente preocupada com as conseqüências ambientais que podem ocorrer. É o estaleiro da OSX (do nada pobre Eike Batista), que pretende ser construído na cidade de Biguaçu (na Grande Florianópolis).


Tenho lido sobre o tema para ter uma melhor opinião sobre o assunto, e pelas informações que tenho tido acesso pela internet, o estaleiro da OSX pode trazer realmente grandse problemas ambientais dada a localização onde pretende ser construído: ao lado da Área de Proteção Ambiental (APA) de Anhatomirim, Baia dos Golfinhos, Ilha do Arvoredo e Estação Carijós. Segundo a ONG Montanha Viva, o estaleiro pode causar uma destruição maciça de organismos marinhos, afetar as atividades de pescadores e maricultores locais, além de comprometer as praias do norte da Ilha (Praia da Daniela, Jurerê, Forte). Uma das soluções apontadas por grupos ambientais é que esse estaleiro seja instalado na cidade de Imbituba ou Itajaí, pois estas já contam com estrutura de porto.

Se você estiver interessado em ler um pouco mais sobre esse tema tão importante, recomendo a leitura do post "Um estaleiro ameaça a paradisíaca Florianópolis", da simpática blogueira Paty que também mora aqui na Ilha e que conheço da blogosfera.

6 comentários:

Oi Michele! Também fico muito indignada com a possiblidade de isto ocorrer. SE acontecer, o norte de Floripa nunca mais será o mesmo...valeu pela sua publicação no seu blog, tomara que cada vez mais as pessoas possam se inteirar do assunto.
Olha só, vai ter uma mesa de discussões sobre o estaleiro às no dia 06/05 as 19 horas no auditório da ESAG, na UDESC
e foram convidados o MP, ICMBio, ONGs, jornalistas, empresários e a própria OSX. Eu recebi esta informação de um membro da Sea Shepherd. Eu e meu marido vamos lá, se quiser pode divulgar.
Bjs e bom domingo,
Paty

Oi Paty!
Obrigada por informar sobre a reunião. Achamos bem interessante e será uma oportunidade de saber mais sobre o assunto. Provavelmente iremos, aí te procuro por lá.
Beijo,
Michelle.

Deus nos livre, né?! Aquele "cantinho" é tão lindo... Tomara que se consiga evitar!

Beijos!

Só uma mobilização em massa para evitar de construirem, infelizmente, aqui em Florianópolis basta molhar a mão de alguém para que seja feito. Temos ótimos exemplos a citar, como o Iguatemi, Gostao Golf, Il Campanário! São grandes brigando com formiguinhas como o povo! Outro exemplo, plano diretor, deram um jeito de tirar a população da jogada! Dá asco dessa gente podre!

Bá!
Pois é,Deus nos livre disso!

Li!
É verdade, só mesmo uma grande mobilização! Quem sabe assim não é possível se evitar essa barbaridade aqui na Ilha. Beijos, mi.

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil