Casa destruída na Praia da Armação. Foto: Fabrício Escandiuzzi

Uma das praias mais lindas de Florianópolis está deixando de existir: a Praia da Armação do Pântano do Sul. É muito triste, muito mesmo, saber que toda aquela beleza de praia só pode ser vista agora em fotos ou lembrada pela memória de quem a conhecia antes. As últimas ressacas, causadas pelos ciclones extratropicais que passam pelo mar de Santa Catarina, destruíram a faixa de areia e muitas casas. É desolador. É triste demais.

Infelizmente, coisa parecida com isso já está ocorrendo em outras duas praias daqui: a Praia da Barra da Lagoa e a Praia do Campeche. E agora? Será que vamos ver mais praias morrerem assim, colocando a culpa na natureza (foi o ciclone, é o aquecimento global, é o mar nervoso, o molhe, lua cheia, etc.) sem o poder público fazer nada? Digo o Poder Público porque a população local está preocupada sim, tenho acompanhado algumas entrevistas de manezinhos da Armação bem tristes e revoltados com tudo que está acontecendo, bem como tenho lido também alguns blogs e vejo como as pessoas (de todos os lugares, mas que conhecem a Armação) estão indignadas com toda a destruição. Quanto ao Poder Público, o Governo Federal disponibilizou um bom dinheiro para construir um muro por ali e conter as águas, 10 milhões de reais. Ótimo. Porém, foi preciso que a praia sumisse para que aparecesse a verba! A Praia da Armação não sumiu do nada, ela foi sumindo aos poucos: víamos isso a cada temporada que íamos visitá-la, a cada verão a faixa de areia ia diminuindo. Porque a Prefeitura não agiu antes? Será que é porque estava ocupada com a Beira Mar Norte, dando um trato na calçada para os ricos correrem sossegados? Bem, a questão toda é: que esse dinheiro seja realmente usado de forma correta e que sejam pensadas ações que evitem destruições como esta em outras praias da Ilha.

Praia da Armação como era antes. Foto: Guia Floripa

Se você quiser saber mais sobre a situação na Praia da Armação, acompanhe o blog do jornalista Fabrício Escandiuzzi, que possui ótimas informações e fotos sobre a situação dali.

5 comentários:

Nossa Mi olha essa casa gente?!!! Pior, faz dois anos que fui para ficar na beira da praia da armação e lembro que tivemos que ir embora, pois o mar subiu e terminou com a areia que já era pqna naquele dia! Eita praia gostosa!
Mi é sempre assim né depois que a "cagada" tá feita que eles resolvem tomar uma atitude! Af que ódio que dá!

Uma pena mesmo! O problema é que toda essa tragédia podia ter sido evitada e é puro reflexo de muitos anos de descaso e desrespeito, né?! Uma pena...

Beijos!

Li
Pois é, o triste é realmente isso: muitas vezes só depois que o estrago está feito é que vão pensar em como consertá-lo.
Beijos, mi.

Bá, infelizmente é isso mesmo, o desrespeito e descaso que marcam esse nosso país. Tomara que façam logo algo, pois o pior ainda pode acontecer se a Lagoa do Peri for alcançada. Bjs, mi.

hello ponderante página , amei muito, penso que poderiamos fcar blog palls :) lol!
Tirando as piadas o meu nome é Eduardo, e como tu escrevo webpages se bem que o tema do meu space é bastante diferente de este....
Eu escrevo sites de poker que falam de poker online sem arriscares o teu capital......
Amei bastante aquilo li aqui outra vez
Voltarei!:)
Ps:desculpa o meu portugues

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil