Tainhas na areia da Praia da Lagoinha. Foto: Gui e Mi Moki

A temporada da pesca das tainhas começou dia 15 de maio e estará aberta até 15 de julho. É nesse período de frio que as tainhas saem do Rio Grande do Sul para Santa Catarina para se reproduzirem, entre os meses de julho e novembro, em águas mais quentes.

 A pesca da tainha realizada na Ilha é linda de se ver! São vários pescadores artesanais que ficam à beira da areia olhando com tanta atenção para o mar e esperando o momento certo do lanço. Domingos atrás, vimos na praia da Lagoinha (no norte da Ilha) um monte de tainhas que tinham acabado de serem pegas e estavam na areia. Os pescadores estavam colocando as tainhas em caixas e colocando em caminhões refrigerados, provavelmente para levar para vender super frescas pelos mercados. Ainda caminhando pela praia, vimos um grupo de pescadores que estavam mais a frente, observando o mar, quando um deles soprou um apito. Esse apito devia ser algum código que avisava que as tainhas estavam por lá, pois os pescadores ao escutá-lo sairam correndo, uns até pulavam de alegria! Paramos para ver o grupo que saiu de barco, enquanto outros ficaram em posição na areia. Infelizmente, não teve lanço... ou se teve, não tivemos paciência de ficar esperando!

Da Lagoinha aproveitamos para almoçar, uma tainha é claro, na praia da Pontas das Canas. Comemos a melhor de todas as tainhas que já havíamos provado! O pessoal do restaurante (Rest. Ocean House, Rua dep. Fernando Vieigas, 143, na frente da praia de Ponta das Canas) falaram que as tainhas que estavam servindo ali tinham vindo diretamente dessa pesca na praia da Lagoinha pela manhã, ou seja, mais fresca que nunca! Como disseram, nem precisou de gelo!!! A tainha grelhada deliciosa (serve duas pessoas), acompanhada de arroz, pirão e batata sai por R$ 29,00.

Se você quiser saber mais sobre a pesca da tainha aqui em Floripa, acesse o Blog Tainha na Rede, que mostra as tainhas da praia do Pântano do Sul, no sul da Ilha!

Tainhas na areia da Praia da Lagoinha. Foto: Gui e Mi Moki




Pescadores colocando as tainhas nas caixas. Foto: Gui e Mi Moki

Tainhas na areia da Praia da Lagoinha. Foto: Gui e Mi Moki





Barcos na Praia da Lagoinha. Foto: Gui e Mi Moki.


Barcos de pesca na Praia da Lagoinha. Foto: Gui e Mi Moki




Pescadores saindo para o mar. Foto: Gui e Mi Moki

Pescadores esperando na areia. Foto: Gui e Mi Moki


Tainha grelhada do Ocean House, na Praia de Ponta das Canas. Foto: Gui e Mi Moki

4 comentários:

Que lindas ficaram as fotos da pescaria! Eu também adoro assistir a pesca da tainha. Pelo jeito na Lagoinha a pesca foi boa, diferente do que estão falando por aí, que a pescaria está devagar. Lá na Lagoinha tem um restaurante que eu gosto bastante também, o do Lula, tb faz peixe fresquinho.
Bjs e boa semana!

Oi Paty!
Obrigada!!!
Pois é, esse dia foi muito bom para os pescadores!
Não conheço esse restaurante, mas quando estiver por aqueles lados vou ver se aproveito a dica!
Beijos e tudo de bom!
mi.

Nhãn Nhãn!!!! Vc está no paraíso né Mi! Só no peixe!!! Delicia!!!! Mas qualquer hora teremos que ir a uma churrascaria, tadinho do Gui! hahahahah Bjinhos Lísia

Oi Li!!!
Pois é, tadinho mesmo hahahahaha! Vamos sim, ele tá louco para conhecer aquela costelaria da SC 401.
Bjs, mi.

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil