Udon daqui de casa: com cenoura, aguê, ovo, gobô e shiitake... o macarrão está por baixo ;)

Uma comidinha japonesa que amamos é o Udon, um tipo de sopa com caldo feito de shoyo com macarrão e vários tipos de cobertura. É uma prato delicioso para comer agora que as temperaturas estão um pouco mais baixas. Muitos dos ingredientes que foram usados nesse Udon vieram de presente de São Paulo, mas aqui em Florianópolis existem também algumas lojas especializadas em produtos japoneses. Bem, na verdade, algumas não... pelo que pesquisamos são duas lojas, uma na Trindade (que já conhecemos e compramos, é a Sayuri, na R. Lauro Linhares, 1371) e a outra perto da Pça. dos Bombeiros (que tentamos algumas vezes encontrar, mas nada de achar a loja!). Mas é possível achar produtos orientais nos supermercados daqui, o problema são os preços... tem produto que chega a custar três vezes mais daquilo que pagávamos em São Paulo.

Receita de Udon (essa é só uma das várias formas que existem de preparar o Udon)

- Frite cebola e refogue rapidamente gobô (é o mesmo que bardana) cortado em pequenas pedaços, cenoura fatiada em pequenos pedaços, aguê (tofu frito industrializado) fatiado e shiitake fatiado.
- Acrescente água (1 litro), shoyo a gosto, 1 sachê de hondashi  (tempero à base de peixe da Ajinomoto) e sal. Deixe ferver.
- Em outra panela, cozinhe macarrão para Udon (macarrão japonês feito com farinha de trigo, é um macarrão grosso).
- Sirva quente em uma tigela com o macarrão por baixo, caldo e os outros ingredientes por cima. Se quiser, sirva também com ovo e cebolinha picada.

2 comentários:

ai nao dá pra entrar no seu blog Mi! Afff essa guria cozinha bem gente!!!!! Esse me deu água na boca de provar! nhãm nhãm!!!!!

Oi Li!!!
Obrigada querida! Vamos ver se fazemos um Udon aqui em casa pra vcs experimentarem, hein!
Bjs, mi.

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil