Santo Antônio de Lisboa... um lugar delicioso em Florianópolis. Foto: guiemi.blogspot.com

Pela primeira vez, participamos da Festa do Divino em Santo Antônio de Lisboa, uma comunidade muito charmosa com seus casarios coloniais e igreja centenária, daqui de Florianópolis, e foi muito legal acompanhar tão linda manifestação da cultura popular.

A Festa do Divino é realizada todo ano na igreja de Nossa Sra. das Necessidades (que sempre pensei que fosse de outro santo... Santo Antônio de Lisboa :D ) desde o ano de 1754. Este bairro (ou "freguesia" como alguns falam) é um dos mais antigos de Florianópolis e possui uma grande herança da colonização açoriana. A Festa do Divino Espírito Santo, fruto dessa herança dos imigrantes das Ilhas do Acores, é um evento católico para agradecer ao Espirito Santo pelas graças e dons recebidos.

Durante a festa, o folclore ilhéu esteve presente no evento com apresentações de Boi de Mamão, do grupo Associação do Bairro do Sambaqui (ABS). O Boi de Mamão é sempre um espetáculo à parte, que coisa linda é ver as crianças brincando com o boi, querendo tocar na Maricota e se assustando com a Bernunça... famosos personagens desse folguedo. É um espetáculo que não encanta só crianças, mas adultos também! A dança do Pau de Fita, que só conhecíamos de ouvir falar, também foi uma bela surpresa com sua riqueza de detalhes tão bem demonstrado pelo grupo da ABS, formado em sua maioria por um pessoal bem animado da "melhor idade".

A Festa do Divino  teve ainda shows, queima de fogos, cortejo imperial pelas ruas do bairro, bingos, desfile de carros de boi, comes e bebes, além de toda uma agenda de cerimônias religiosas. E tudo isso muito bem organizado, com bastante segurança e policiamento.

Se você quiser saber mais da Festa do Divino de Santo Antônio de Lisboa, visite o blog Sambaqui na Rede que tem uma grande cobertura do evento com diversas fotos.

Construções em estilo colonial de Santo Antônio de Lisboa. As ruas estavam enfeitadas em vermelho e branco para a Festa do Divino. Foto: guiemi.blogspot.com

Artesanato da loja Casa Açoariana Artes e Tramóias Ilhoas. Foto: guiemi.blogspot.com

Igreja de Nossa Sra. das Necessidades enfeitada para a Festa do Divino. Foto: guiemi.blogspot.com

"Olê, olê, olê, olê, olá, arreda do caminho que a a Bernunça quer passar".  Foto: guiemi.blogspot.com

O Boi e o cavalinho. "Vem cá meu boi, vem cá". Foto: guiemi.blogspot.com
Maricota. "Dona Maricota nariz de pimentão, deixou cair as calças no meio do salão". Foto: guiemi.blogspot.com
Cortejo Imperial. Foto: Celso Martins do blog Sambaqui na Rede (sambaquinarede2.blogspot.com)
Cortejo Imperial. Foto: Celso Martins do blog Sambaqui na Rede (sambaquinarede2.blogspot.com)

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa. Foto: guiemi.blogspot.com 

10 comentários:

Muito interessante este post de vocês! Tb nunca participei uma festa do Divino. Acho que agora só no ano que vem!! Beijos, Lu

Oi Lu! Obrigada!!!
Pois é, agora só ano que vem, entre agosto e setembro. Não deixe de ir na próxima! Bjs, mi.

Mi,
Adoro Sto Antônio e vou lá quase todos os sábados almoçar, mas acredita que nunca fui numa festa do Divino??! Vergonha... Agora vou ter que esperar a próxima!

Beijos!

Estive ai em Sto Antônio de Lisboa nesse dia, mas só pra almoçar, voltei cedo...adoro ir nos finais de semana ver o por do sol

Delicia né Mi! Isso é muito interessante aqui em Sto Antonio - eles não deixam esquecida a memória de tempos atrás - Bejinhos e as fotos ficaram MARA!

É muito legal!!
Ja fui na daqui da Lagoa , mes essa de Sto Antonio esta realmente "DIVINA", sto Antonio é um lugarzinho maravilhoso!
Bjus

Oi gente!!!
Amo, amo esse tipo de festa folclórica!! O máximo.
Já passei por aí...é lindo.
ötimo post!!!
Abracos

Oi meninas!!!! Muito obrigada pelos comentários, realmente Santo Antônio de Lisboa é um pedacinho lindo daqui da ilha!
Bjs pra todas! mi.

Parabéns pelo blog! Também tenho um blog, onde conto sobre minhas viagens. floripa eu ainda não conheço, mas deu mais vontade depois de ver suas fotos

Oi Impressões! Visitei teu blog e adorei! Venha sim conhecer Floripa, com certeza vai se apaixonar! Bjs, mi.

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil