Fenaostra 2010. Foto: guiemi.blogspot.com

A Fenaostra acabou, mas ano que vem tem mais... sempre no mês de Outubro. Nós fomos lá conhecer a feira e comer umas ostrinhas. Gostamos muito da organização da festa e simpatia do pessoal. A entrada na feira era gratuita e o estacionamento estava 5 reais.
Os preços das comidas deviam ser tabelados, pois todos traziam valores iguais ou bem parecidos para as ostras, o que variava mesmo era  o preço dos pratos mais diferentes, como um tal de escondidinho de ostras e ostras gratinadas com amêndoas que vimos por lá, esse último custava 20 reais por 6 ostras, bem caro! Mas na maioria dos stands/restaurantes, uma porção (meia dúzia) de ostras gratinadas, por exemplo, saia por 12 reais e meia dúzia de ostras ao bafo saia por 7 reais. Bem, a verdade é que é a ostra estava mais cara na Fenaostra do que em muitos restaurantes de Santo Antônio de Lisboa ou do Sambaqui, bairros no Norte da Ilha que possuem diversas criações de ostras.
Escolhemos comer no stand do Restaurante Ostradamus, que participava da feira também com preços acessíveis. Além das ostras gratinadas (7 reais), comemos a paella deles (15 reais)... os dois estavam deliciosos! O preço foi muito bom, pois esse famoso restaurante do Ribeirão da Ilha costuma ter preços bem mais altos.
Quanto as ostras do Ostradamus, são sensacionais, super saborosas. Esse restaurante tem um diferencial na sua produção de ostras, que é a utilização de um depurador que deixa o sabor das ostras mais suave. O depurador funciona como um aquário, que trata as ostras com água do mar filtrada e luz ultravioleta, assim as ostras são purificadas e perdem os odores fortes, além disso também eliminar as impurezas e bactérias. Por isso, as ostras do Restaurante Ostradamus são conhecidas como ostras depuradas.
Além dos vários restaurantes servindo ostras e outros frutos do mar, também tinha o pavilhão de artesanato com a exposição de vários produtos de artesãos locais e de outras cidades de Santa Catarina.
A Fenaostra terminou no Domingo, dia 31, e foi uma pena, pois com a cidade lotada de turistas e o tempo lindo, quente e seco que fez em todo feriado, deveriam ter estendido um pouco mais a festa para mais pessoas conhecerem a gastronomia e cultura da Ilha.

Ostras gratinadas do Ostradamus. Foto: guiemi.blogspot.com

Paella do Restaurante Ostradamus na Fenaostra 2010. Foto: guiemi.blogspot.com
Stand do artesão Fábio Marcelo, que tem ateliê na estrada entre as praias da Armação e Pântano do Sul. Foto: guiemi.blogspot.com

7 comentários:

Oie Mi! Todos os anos vamos na Fenaostra, esse agora que não fomos! Mas que bom que vcs gostaram! Bjao Lísia

que delícia! perdi essa Fenaostra... fica p ano q vem!

Nossa!! amo ostras!! sabes q eu nunca fui na Fenaostra....q vergonha.....sempre prometo, no proximo ano eu vou e não rola. espero q no ano q vem seja diferente e eu consuga ir!
Bjus

Oi Gente!!!
Eu fechei o Frozzen apenas para convidados. Preciso de um e-mail de vcs. para cadastrá-los. O meu é larasiq@gmail.com.
Aguardo contato
abraços

Li! Ano que vem vamos juntas! Bjs, mi.

Teté, pois é! Não perca a próxima! Bjs, mi.

Paula! Vai mesmo que com certeza vc vai gostar! Bjs, mi.

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil