Toda vez que alguém "de fora" escuta o nome dos bairros 'Saco dos Limões' ou 'Saco Grande', por exemplo, acha meio estranho ou meio pornográfico! Pois é, alguns nomes de bairros de Florianópolis são bem diferentes mesmo. Mas cada um deles tem o seu significado. Outro dia lendo o site do jornal Diário Catarinense, li um pouco sobre essas curiosidades que foram pesquisadas pelo professor Nereu do Vale Pereira, que é um dos autores do Dicionário Topônimo de Florianópolis.


Mapa de Florianópolis


Abaixo estão alguns trechos da matéria, que pode ser lida na íntegra aqui:

"Haja sacos nesta cidade

Saco Grande, Saquinho, Saco das Baleias, Saco dos Limões... O que não falta é Saco na Ilha, não é? Mas o nome desses locais não se deve a um saco de pano, de papel, de plástico. Saco, nestes casos, quer dizer enseada.

Canasvieiras: grande canavial
Foi uma variação de cana, a Cana Vieira, gramídio de caule longo abundante no Norte da Ilha que deu nome a Canasvieiras. Com o tempo, o plural Canavieiras foi popularizado como Canasvieiras e é chamado assim até hoje.

Calheta, não galheta
O nome oficial é Galheta. Mas a praia de nudismo foi batizada como Calheta — há registros de 1932 com esta nomenclatura — justamente pela geografia do lugar. Calheta quer dizer "entrança de mar" em forma de calha. Nereu explica que galheta, em vez disso, significa pequeno vaso ou jarra usada em celebrações eucarísticas para guardar água e vinho ou recipiente para vinagre e outros condimentos.

Uma faixa muito estreita: bairro Estreito
A faixa de mar de cerca de 480 metros que separa o Bairro Estreito e a Ilha de Santa Catarina é a mais estreita entre a Ilha e o Continente. Por isso, o nome do bairro.

Saco dos Limões: Enseada dos Limões?
As antigas embarcações eram insalubres e, não raramente, marujos sofriam de enfermidades diversas, em consequência disso. Na enseada, hoje chamada de Saco dos Limões havia limoeiros. A fruta, que tem efeito terapêutico no tratamento e prevenção de doenças, era muito consumida pelos navegadores, que aportavam ali para desfrutar dos frutos dos limoeiros.

Lagoa Grande, hoje Lagoa da Conceição
Hoje point dos baladeiros na Ilha, a Lagoa da Conceição, teve o nome abreviado com o passar do tempo. No começo da colonização, era chamada Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa Grande, em homenagem à santa.

Campeche: Pequeno Príncipe, nada!
Há quem diga que a Praia do Campeche recebeu este nome devido a um ilustre visitante, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de obras como O Pequeno Príncipe. Muito antes da existência do autor, em 1730, porém, há registros de que o local já era chamado de Campeche, não por ser campo de pesca, mas por causa de uma planta medicinal de mesmo nome.

Um ribeirão na Ilha
O Ribeirão da Ilha, originalmente recebeu um nome em homenagem a uma santa e com um referencial geográfico. Batizada como Freguesia de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão da Ilha, por causa do rio da localidade, teve o seu nome abreviado com o passar dos anos.

Armação: caça de baleias
A empresa de caça de baleias Armação de Santana da Lagoinha acabou dando nome a uma das mais bonitas praias da Ilha, a Praia da Armação. A empresa foi erguida em meados de 1732.

Lagoa do Peri: tá assim de piri-piri lá
Ao contrário do que se pode imaginar, não tem nada a ver com o personagem do romance O Guarany, de José de Alencar. O nome da Lagoa do Peri deve-se à planta de mesmo nome, abundante no local. Também conhecida como piri ou piri-piri. Como outras localidades, anteriormente esta lagoa também foi batizada pelos colonizadores com um nome santo para identificar e outro geográfico, que servia de ponto de referência. Foi chamada, então, como Lagoa de Sant'Ana".

Fonte: Jornal Hora de Santa Catarina, no site do Clirbs.

3 comentários:

Que legal Mi! Não sabia de nada disso. Vc viu que o meu bairro foi devidamente excluido do mapa? hahahahahahahaha Bjão Lí

caramba, é mesmo! excluíram um dos bairros mais charmosos da Ilha, sacanagem! bjs, mi.

Que interessante!!! Nunca imaginei que fosse esta a origem dos nomes dos Bairros. Beijos, Lu

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil