Nosso Somen, macarrão gelado delicioso! Foto: guiemi.blogspot.com
Aqui em Floripa o Verão está bem quente e abafado, nada melhor que uma comida refrescante para aliviar o calor. O Somen é uma dessas receitas, um macarrão japonês que é servido gelado! Em um primeiro momento pode até parecer estranho para quem nunca comeu macarrão no caldo gelado, mas com certeza é irresistível e delicioso. Além de ser uma receita japonesa fácil de se fazer. O caldo do Somen é praticamente o mesmo do Udon, a diferença é que o Udon é um prato quente e o Somen, frio. Assim como o Udon, são várias as formas de preparo do caldo e também é possível usar alguns ingredientes a mais, como tikuwa ou kamaboko (massa de peixe vendida em casa de produtos orientais), gôbo (bardana) ou pedaços de carnes. 



Receita de Somen 

- Frite cebola e refogue rapidamente cenoura fatiada em pequenos pedaços, aguê (tofu frito industrializado) fatiado e shiitake fatiado.
- Acrescente água (1 litro), shoyo a gosto, 1 sachê de hondashi  (tempero à base de peixe da Ajinomoto) e sal. Deixe ferver.
- Em outra panela, cozinhe macarrão para Somen (macarrão japonês feito com farinha de trigo, é um macarrão branco e bem fininho) conforme a embalagem.
- Deixe o caldo esfriar e coloque na geladeira. Sirva gelado em uma tigela com o macarrão que também deve estar frio. Acrescente cebolinha picada.

Ingredientes para o Somen: cenoura, cebola e aguê, além do Somen é claro! Foto: guiemi.blogpsot.com

Shiitake e cebolinha também vão na receita. Foto: guiemi.blogspot.com

1 comentários:

nhãm nhãm a cara tá ótima! Deve ser uma diliça! Bjs Lí

Sobre este blog

Sejam bem vindos ao nosso blog!



Aqui escrevemos sobre nossa cidade, Florianópolis. De vez em quando também falamos de outras cidades da nossa Bela e Santa Catarina. E (quando não temos muito preguiça) publicamos fotos e receitas!

Pesquisar

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil