Uma das praias mais lindas de Florianópolis está deixando de existir: a Praia da Armação do Pântano do Sul. É muito triste, muito mesmo, saber que toda aquela beleza de praia só pode ser vista agora em fotos ou lembrada pela memória de quem a conhecia antes. As últimas ressacas, causadas pelos ciclones extratropicais que passam pelo mar de Santa Catarina, destruíram a faixa de areia e muitas casas. É desolador. É triste demais.
Infelizmente, coisa parecida com isso já está ocorrendo em outras duas praias daqui: a Praia da Barra da Lagoa e a Praia do Campeche. E agora? Será que vamos ver mais praias morrerem assim, colocando a culpa na natureza (foi o ciclone, é o aquecimento global, é o mar nervoso, o molhe, lua cheia, etc.) sem o poder público fazer nada? Digo o Poder Público porque a população local está preocupada sim, tenho acompanhado algumas entrevistas de manezinhos da Armação bem tristes e revoltados com tudo que está acontecendo, bem como tenho lido também alguns blogs e vejo como as pessoas (de todos os lugares, mas que conhecem a Armação) estão indignadas com toda a destruição. Quanto ao Poder Público, o Governo Federal disponibilizou um bom dinheiro para construir um muro por ali e conter as águas, 10 milhões de reais. Ótimo. Porém, foi preciso que a praia sumisse para que aparecesse a verba! A Praia da Armação não sumiu do nada, ela foi sumindo aos poucos: víamos isso a cada temporada que íamos visitá-la, a cada verão a faixa de areia ia diminuindo. Porque a Prefeitura não agiu antes? Será que é porque estava ocupada com a Beira Mar Norte, dando um trato na calçada para os ricos correrem sossegados? Bem, a questão toda é: que esse dinheiro seja realmente usado de forma correta e que sejam pensadas ações que evitem destruições como esta em outras praias da Ilha.
Praia da Armação como era antes. Foto: Guia Floripa
Se você quiser saber mais sobre a situação na Praia da Armação, acompanhe o blog do jornalista Fabrício Escandiuzzi, que possui ótimas informações e fotos sobre a situação dali.